Perguntas Frequentes

Seja bem-vindo(a) ao ZapCarinos! Por favor, veja se sua dúvida consta nessa lista:

O que é o ZapCarinos?

O ZapCarinos é um serviço gratuito de mensagens pelo WhatsApp que oferece uma curadoria de dicas e atividades criativas para que adultos passem tempo de qualidade com suas crianças. O material é produzido por seis educadoras infantis qualificadas, sob coordenação de uma mestre em Educação por Harvard. Além do conteúdo, o serviço é uma forma de lembrar de brincar com a criança com determinada frequência e acompanhar seu desenvolvimento através de avaliações simples, que respeitam o tempo de cada pequeno. ZapCarinos é conveniente e prático, com comunicação fácil!

Como surgiu o ZapCarinos?

ZapCarinos surgiu da necessidade de pais e cuidadores terem fácil acesso a conteúdos de qualidade para desenvolvimento de crianças até 6 anos de idade, sobretudo durante a pandemia, enquanto os pequenos não estão na creche ou pré-escola. Com o excesso de informação, os pais nem sempre têm tempo para procurar e escolher brincadeiras interessantes.

Como funciona ZapCarinos?

ZapCarinos é um contato inteligente, ou seja, uma conversa automática no WhatsApp! Para que ZapCarinos entenda sua resposta, é preciso responder exatamente o que foi perguntado.

ZapCarinos é de graça?

Sim! Este serviço é gratuito e para todos os pais, cuidadores e educadores que tiverem interesse em recebê-lo. A iniciativa é da Carinos, viabilizada pela Imaginable Futures e pela Fundação Lemann.

Como faço para parar de receber mensagens?

Para não receber mais mensagens, é só parar de responder!

Quando devo fazer a atividade com a criança?

ZapCarinos enviará as dicas e atividades no momento em que você enviar a resposta a cada uma das perguntas, mas você faz a atividade no horário em que achar melhor! É legal estabelecer rotinas flexíveis para brincar com as crianças diariamente, mas faça as atividades no momento em que você achar que ela vai se interessar, respeitando seu ritmo.

O que eu faço se o ZapCarinos não entender minha resposta?

Como ZapCarinos é uma conversa automática, é preciso que você responda exatamente o que ele perguntou. Se ele pedir para você confirmar com “sim” , envie exatamente essa palavra. Se ele fizer uma pergunta de múltipla escolha, envie o número correspondente à sua resposta.

Com quem posso falar se não concordar com algum conteúdo?

Caso tenha problema com algum conteúdo, mande um email para info@carinos.com.br.

Se eu já fiz a atividade, como posso ir para o próximo conjunto?

Se você realizou um conjunto e quer receber o próximo, digite “sim”. Cada trilha conta com 70 conjuntos.

Não consigo acessar os links das mensagens. O que devo fazer?

Os links vão direcionar você para algum video do youtube ou algum website de atividades. Caso a página não abra, pode ser que haja algum problema de conexão com internet.

Como consigo ajuda para uma atividade?

ZapCarinos foi feito para ajudar uma grande quantidade de famílias e crianças em todo Brasil. Assim, não conseguimos oferecer atendimentos personalizados. Caso você tenha acesso a profissionais especializados na primeira infância, você pode consultá-los para tirar dúvidas. Caso não tenha, mande um e-mail para info@carinos.com.br.

A criança ainda não consegue fazer a atividade.

ZapCarinos é uma forma complementar para o desenvolvimento infantil com dicas e atividades. Cada criança tem seu próprio ritmo de desenvolvimento e é possível que uma criança ainda não esteja pronta para a realização de algumas atividades. Caso a criança não consiga realizar uma atividade naquele momento, siga as dicas de como dar suporte nessa atividade, respeitando o momento de desenvolvimento da criança.

Posso receber o conteúdo em outro celular da família?

Sim! ZapCarinos pode ser usado em qualquer celular que tenha o aplicativo do WhatsApp instalado.

Consigo receber mensagens de mais de 1 faixa etária no mesmo celular?

Não. Hoje só é possível receber conteúdo de uma faixa etária de cada vez.

Qual a relação de ZapCarinos com a creche ou escola?

ZapCarinos é um serviço livre, sem relação com nenhuma instituição de ensino e feito para todos os responsáveis por crianças do Brasil. É um serviço complementar desenvolvido de acordo com os campos de experiências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Portanto, o conteúdo dos conjuntos de dicas e atividades são coerentes com as faixa etárias e foram adaptadas para serem realizadas com a família em casa.

Tem ZapCarinos para crianças a partir de 6 anos?

Não. O conteúdo de ZapCarinos é voltado para a primeira infância, ou seja, para crianças até seis anos incompletos. Mas sabemos que algumas sugestões de atividades tiveram como adeptos alguns adultos que nem têm crianças em casa ;-)

Como posso usar ZapCarinos com meus alunos?

Se você é professor ou professora da educação infantil, gosta do conteúdo disponibilizado gratuitamente por ZapCarinos e tem um canal de comunicação com pais e responsáveis por suas crianças, você pode estimulá-los a usarem as dicas e atividades em casa, como forma de reforçar o desenvolvimento dos pequenos. Uma sugestão é usar grupos de WhatsApp como forma de complementar os conjuntos enviados por ZapCarinos com novas dicas e atividades relacionadas.

Quem faz ZapCarinos acontecer?

ZapCarinos é uma iniciativa da Carinos, uma startup que usa tecnologia para promover interações de qualidade entre crianças e seus cuidadores. A Imaginable Futures e a Fundação Lemann viabilizaram a iniciativa.

E se ZapCarinos não me responder?

Espere alguns minutinhos e mande a última resposta que ele solicitou novamente.

Caso não tenha encontrado resposta para suas dúvidas, mande um email para info@carinos.com.br